português
english

Notícias
prefeito conhece novas propostas de cervejaria na cidade!
a arte cervejeira
copo adequado realça o sabor da cerveja
a cerveja protege contra a carência de ácido fólico
mulheres respondem por 33% do consumo de cerveja no país
10 motivos para pedir uma cerveja
um copo de cerveja fortalece a memória
dia dos pais
deficiente visual vem do interior apenas para a competição
sul-coreano inventa uma embalagem que gela a bebida poucos segundos depois de aberta
cerveja e vinho tinto protegem da mesma forma
malta inaugura choperia direto da fábrica
malta implanta software de gestão erp
malta investe em treinamento na europa
cerveja contra envelhecimento é lançada na alemanha
homenagem da cervejaria malta ao dia das mães
malta realiza encontro festivo de 1º de maio
 

Um copo de cerveja fortalece a memória
22/8/2005

Um até dois copos de cerveja ao dia mantém o cérebro saudável na idade.
Esse é o resultado de um estudo norte-americano divulgado recentemente (*), que observou mais de 12.000 mulheres.


Uma equipe de cientistas de Boston (EUA) foi atrás da pergunta se o álcool influencia a capacidade do cérebro de mulheres mais velhas. Eles utilizaram para isso os dados do grande estudo americano "Nurses Health Study", um estudo de enfermeiras com mais de 120.000 participantes.


Os pesquisadores selecionaram as mulheres saudáveis entre 70 e 81 anos. Elas tiveram que ser submetidas a diversos testes de memória por telefone. Elas deveriam, por exemplo, enumerar animais por um minuto e se lembrar de seqüências de números. Dois anos mais tarde os testes foram repetidos e os resultados comparados entre si.


Os resultados do estudo são inequívocos: mulheres, que bebem regularmente um pouco de álcool, fazem com isso também bem ao seu cérebro. Os melhores valores mostraram aquelas, que consomem um copo de cerveja diariamente (aprox. 375 ml de cerveja, que possuem um teor alcoólico de cerca de 15 g).
Elas obtiveram melhores resultados nos testes; seu desempenho de memória foi até 23 % melhor do que o das abstêmias.



(*) Stampfer, MJ et al, "Effects of Moderate Alcohol Consumption of Cognitive Function in Women", The New England Journal of Medicine, 2005; 352:245-253.



Fonte: DBB. Traduzido e adaptado por Matthias R. Reinold

© Cervejaria Malta · Por Aldeia - Agência de Internet · Todos os direitos reservados